
A implementação de leis e normas ambientais cada vez mais rigorosas vem exigindo que as empresas sejam mais eficientes do ponto de vista produtivo e ambiental.
A Cermatex, nos últimos anos, vem investindo e melhorando continuamente o setor de tratamento de efluentes. A partir de 2008, iniciou-se uma etapa das obras de melhorias no setor, quando foram substituídos os aeradores mecânicos por modernos difusores de ar, proporcionando economia de energia elétrica e melhoramento da eficiência da estação. O setor passou também por uma reformulação na parte de iluminação, cujos investimentos permitiram melhor distribuição e adequação das luminárias, proporcionando economia significativa no consumo de energia elétrica.
Atualmente a estação conta com um moderno sistema de tratamento físico-químico, que atinge uma respeitável marca de 98% de eficiência na água tratada, superando as exigências do artigo 18, do Decreto nº 8.468, de 08/09/1976, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente.
A Cermatex concluiu também sua estação de tratamento de água bruta. Nesse moderno processo, a água bruta é captada em represas e tem seu tratamento realizado internamente. Posteriormente, após a utilização nos processos produtivos, é devolvida ao efluente com perfeita remoção dos efluentes.
Periodicamente, a empresa faz avaliações da eficácia de seu sistema de remoção de efluentes e, quinzenalmente, são realizadas baterias de análises em diversos pontos do tratamento, avaliando a eficácia do sistema de remoção de cores e características da água tratada. Além desse controle, a CETESB fiscaliza o setor trimestralmente, e os resultados são amplamente satisfatórios, o que confere ao sistema da Cermatex altíssimo grau de confiabilidade e respeito ao meio ambiente.